18.4.08

aBra os OlhOs pAra a Arte UrBana

Algumas semanas atrás, um amigo me enviou um vídeo que mostra uma intervenção na cidade de São Paulo, feita pelo artista Alexandre Órion. Por gentileza do destino, a revista Vida Simples deste mês, fez uma reportagem sobre "Artivismo" (arte + ativismo) colocando este trabalho como um exemplo do que artistas andam fazendo pelas grandes cidades. Aqui segue uma parte da matéria e o vídeo para quem quiser conferir:


texto: márcia bindo
revista: vida simples - abril de 2008
"Quando o túnel subterrâneo que passa sob a avenida Cidade Jardim, em São Paulo, foi inaugurado, seu interior era todo amarelinho. Em poucos dias, as chapas de ferro das laterais do túnel foram escurecendo até ficarem um negrume só. Estranhando a cor, o artista Alexandre Órion decidiu ver o que era, passou o dedo e pronto: saiu uma camada densa de fuligem. Ficou horrorizado. Queria limpar aquela sujeira, mas não sabia como, conta. O incômodo ficou em sua cabeça. Ele enxergou o túnel como uma catacumba urbana e que, se ele escavasse a fuligem, iria achar ossadas. Por 13 madrugadas, em julho do ano passado, Órion ia até o túnel Max Fefer e, com um pedaço de pano úmido, ia limpando a fuligem ao mesmo tempo que desenhava caveiras, uma intervenção que chamou de Ossário. A polícia vinha reclamar, mas não tinha argumento. Eu não estava pichando, estava limpando o túnel, diz.
Há mais de dez anos Órion usa as paredes abandonadas das cidades para questionar o que é feito com o lugar em que vivemos. Também usa a fuligem coletada dos panos encardidos como pigmento para pintar suas telas. Uma maneira de levar um pouco das ruas também para as galerias. A arte de rua por si só é uma desestruturadora social, leva a sociedade a repensar o espaço e a vida na cidade, diz Eduardo Brandão, professor de arte da FAAP e galerista da Galeria Vermelho, em São Paulo. Cada vez mais as galerias estão buscando os artistas de rua para expor em seus espaços, e artistas de galeria estão achando interessante fazer trabalhos nas ruas, diz ele. O que reflete um interesse maior por uma arte que cria diálogo com a cidade e com todos os que participam dela".




Ossário

3 comentários:

Ludmila A. disse...

nossa, assisti o vídeo!
demais a intervençaõ desse artista!
Muito bacana!

Estive em uma passagem dessa subterrânea em Buenos Aires e um artista fez várias colagens nas paredes, comoum cartoon, vou postar aqui para vcs verem!

Anônimo disse...

muito bom, achei especial!

Anônimo disse...

Achei a idéia dele genial. E o vídeo também ficou super legal!